terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Dicas rápidas para qualquer relação


1. Evite pensar demais enquanto o outro fala. Nosso diálogo interior nos ensurdece. Ao contrário do que pensamos, não se nasce sabendo ouvir. O treinamento para falar é infinitamente mais fácil do que a aprendizagem da escuta.

2. Sabe aquele amigão que por algum motivo leva uma vida distante da sua? Em vez de enviar um email com o clássico “mande notícias”, escreva você mesmo as novidades da sua vida e compartilhe seus insights com ele. Ele se sentirá muito mais confortável em “mandar notícias”.

3. Quando os outros colocarem você contra a parede com críticas diretas ou indiretas, junte-se a eles. É muito desgastante tentar se defender, se justificar ou apelar para o revide, enquanto ajudar na acusação contra você mesmo pode até se tornar algo engraçado. Sem contar que, ao usar a lógica do ataque (que sabe ver furos em qualquer defesa), você aprenderá muito sobre suas próprias fixações.

4. Sempre que conseguir, trate você mesmo como um outro, nunca como você mesmo. Isto chama-se leveza.

5. Crie vínculos com as qualidades positivas de cada pessoa. Em vez de focar no que ela tem de ruim e estabelecer relações com suas negatividades (usando provocação, raiva, inveja, aversão, fala inútil, indiferença), tente se conectar com o que ela possui de melhor, por meio de relações virtuosas. Promova o outro, eleve o outro com seu olhar. Celebre o outro com sua presença, rindo, brincando, se confessando, ouvindo, cantando com ele.

6. Não leve tanto o outro a sério e, principalmente, não se leve tanto a sério.

7. Essa é difícil, mas quando acertamos a mão sabemos na hora que não há comunicação mais deliciosa: não fale para o outro, fale de dentro do outro. Deixe que sua voz saia de dentro do corpo do outro, deixe que suas idéias não sejam sequer suas, que sua fala seja a dele. Um bom conselho sempre vem daí. É o outro falando pra si mesmo por meio de você.

8. Participe da vida dos outros em um nível no qual você possa aprender com seus erros e acertos. Afinal, hoje em dia aprendemos tanto ou até mais com as vidas dos outros do que com a nossa própria. Se dependêssemos só dos nossos erros, demoraríamos muito para nos desenvolver. Isso porque perdemos um longo tempo cometendo um só erro! Dez anos e um só aprendizado é muito pouco, não?

Do não2não1.

2 comentários:

  1. Gostei do item 6, Mi!

    Acho que eu me levo muito a sério (e os outros tb... hehe..).

    ResponderExcluir
  2. são dicas super importantes né
    e não custa nada a gente dar atenção a elas

    adorei bjooo

    ResponderExcluir